Para que você consiga realizar uma rotina de cuidados com a pele de forma correta, é fundamental que você saiba qual é o seu tipo de pele. Afinal, uma pessoa que possui pele oleosa não deve utilizar os mesmos produtos que uma pessoa que possui pele seca utiliza. Portanto, saiba identificar seu tipo de pele com essas dicas simples.
Os tipos costumam ser classificados em: pele seca, pele oleosa, pele mista e pele sensível. Algumas classificações ainda incluem a pele acneica. Mas você sabe qual é o seu tipo de pele? Se você não conhece, não perca tempo, leia este post com muita atenção e saiba identificar seu tipo de pele com essas dicas simples preparadas especialmente para você.
Veja como identificar seu tipo de pele com essas dicas simples
A pele é responsável por revestir todo o corpo humano. Ela atua como uma barreira protetora, que protege todo o organismo das agressões do meio externo. Além disso, é a parte visível do corpo, logo, deve receber todos os cuidados possíveis para se manter sempre bela e saudável. Para que você possa cuidar da sua pele, veja aqui como identificar seu tipo de pele:
Pele normal
Geralmente, a pele normal tem um aspecto mais saudável e apresenta pouco brilho ou ressecamento. Isso porque a pele normal costuma realizar a produção de sebo em uma quantidade adequada.
Pele seca
A pele seca costuma ser sensível a qualquer tipo de irritação ou coceira, além disso, costuma apresentar vermelhidão de forma mais frequente. Como a pele seca possui oleosidade natural em pequena quantidade, ela apresenta um aspecto um pouco mais ressecado e áspero, além de possuir também pouca luminosidade. Então, se você possui pele seca, é essencial realizar a hidratação.
A pele seca pode também apresentar uma sensação de pele repuxada, especialmente se você utilizar um produto que não é ideal. Ela tem tendência à descamação e é possível que você sinta que o hidratante só tem atuação por algumas horas.
Pele oleosa
A pele oleosa é bastante comum e característica. A pele possui uma oleosidade natural muito comum, responsável por mantê-la mais hidratada e flexível. Porém, na pele oleosa as glândulas sebáceas costumam realizar uma produção excessiva de sebo, deixando-a mais brilhante e com seus poros entupidos.
Geralmente, as pessoas que possuem pele oleosa apresentam brilho em excesso e têm mais tendência a desenvolver espinhas e cravos. Então, a pele oleosa apresenta aspecto brilhante, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo), poros mais visíveis e pontos enegrecidos.
Pele mista
A pele mista corresponde a uma mistura da pele oleosa com a pele seca. Então, sua característica principal é a presença de oleosidade na zona T do rosto, enquanto as outras regiões permanecem mais secas. Por isso, geralmente, as pessoas que possuem pele mista utilizam produtos com função dupla, que proporcionam o controle do brilho e a hidratação.
Então, se você apresenta oleosidade na região da testa, nariz e queixo, mas possui as bochechas mais ásperas, provavelmente a sua pele é mista.