Grandes anunciantes, incluindo Procter & Gamble, Danone e Chipotle Mexican Grill, estão empenhados em gastar no TikTok, mesmo quando a plataforma de compartilhamento de vídeo de propriedade chinesa enfrenta uma possível proibição nos Estados Unidos, depois que o governo acusou-o de ser um risco para a segurança nacional.
As marcas que falaram com a imprensa especializada disseram que estão, no entanto, monitorando a situação e quaisquer implicações para suas campanhas.
O jovem
Embora o negócio publicitário do TikTok seja jovem, tem atraído grandes nomes que visam atingir os milhões de adolescentes que usam o aplicativo para desafios de dança, tutoriais de maquiagem e vídeos de playback.
Os usuários estão tão envolvidos na geração de seus próprios vídeos que as campanhas se tornam virais mais rapidamente do que em outras plataformas de mídia social como Facebook e Instagram.
“TikTok resume o que a mídia social representa na publicidade neste momento”, disse John Petty, chefe de estratégia social da agência criativa Wieden + Kennedy NY.
Sua empresa trabalha com anunciantes da TikTok, incluindo P&G, Samsung e o fabricante de doces Trolli.
O TikTok ganhou usuários, pois a pandemia do coronavírus manteve as pessoas em casa, interagindo com seus telefones.
Desconfiança
Mas seus dias de operação nos Estados Unidos poderiam ser encurtados se o governo dos EUA proibisse transações domésticas – incluindo publicidade – com o aplicativo, de propriedade da chinesa ByteDance.
Os políticos de ambos os lados criticaram as regras de segurança e privacidade do aplicativo, preocupados que as informações dos usuários pudessem ser passadas ao governo chinês.
Em 4 de novembro, no dia seguinte à eleição presidencial, será realizada uma audiência judicial nos EUA para decidir se o governo deve permitir que as transações com o TikTok sejam proibidas, o que poderia efetivamente bani-lo do país.
A Danone da França anunciou na semana passada uma nova campanha no TikTok para seu iogurte Oikos Triple Zero.
“Para nós, trata-se de estar onde nossos consumidores estão e garantir que estamos executando nossas campanhas de forma segura”, disse à imprensa Linda Bethea, diretora de marketing da Danone nos Estados Unidos.