Dois levantamentos feitos por associações de lojistas preveem que o Dia dos Pais deve ter menor movimento de compra e venda neste ano. O motivo é a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) com 5,2 mil consumidores de todo o país, o gasto com o presente da maioria dos entrevistados (32% do total) deverá ficar entre R$ 51 e R$ 100. No ano passado, o ticket médio pretendido para gasto com o presente do pai era de R$ 160. Além disso, 19% dos entrevistados não vão comprar qualquer presente para os pais.
Por outro lado, dos que vão comprar presente, 14% pretendem comprar algo entre R$ 101 e R$ 150. Outros 14%, disseram que comprarão presentes entre R$ 151 e R$ 200. E apenas 13% vão gastar mais do que R$ 201. Todavia, 19% dos entrevistados não vão comprar qualquer presente para o dia dos pais. O levantamento foi feito pela Alshop entre os dias 27 de julho e 3 de agosto.
Queda nas vendas
Como consequência, os lojistas esperam diminuição nas vendas. Outro levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo mostrou que 55% dos lojistas preveem queda de 5% nas vendas para o Dia dos Pais. Outros 25% dos empresários acreditam que as vendas caiam 10%. Já 20% restantes dos comerciantes esperam estabilidade. Para os lojistas, os setores que mais podem ser favorecidos nas vendas são vestuário, calçados, perfumes, eletrônicos e ferramentas.
Nesse sentido, a expectativa é confirmada pela pesquisa da Alshop. A maior parte dos entrevistados disse que irá presentar os pais com produtos na área de vestuário (44%), perfumes e cosméticos (12%), calçados (10%) e produtos eletrônicos (8%).
Outra tendência é o aumento da compra pela internet (46% do total), seguido por 19% que devem ir às lojas de shopping centers e por 12% que devem procurar lojas de rua.
Retomada das lojas físicas
Apesar do aumento da intenção de compras via e-commerce no Dia dos Pais, os lojistas associados da Alshop relatam que o fluxo de pessoas nas lojas de shoppings está crescendo de forma gradual. Outra pesquisa feita com lojistas de 1,5 mil pontos de venda em todo o país mostrou que a expectativa de aumento no faturamento é de 10% em agosto na comparação com o mês de julho de 2020.
Atualmente, cerca de 14% de 577 shopping centers do país estão fechados, a maioria nos estados da Região Sul.