O cronograma de viagens para 2023 dos chamados PREVBarcos, que são as unidades móveis flutuantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já está disponível.
A saber, por meio dos PREVBarcos, busca-se atender as pessoas sem familiaridade com os meios digitais ou que sequer possuem energia elétrica e internet em casa.
Além disso, nas regiões, há milhares de indígenas que não falam português e precisam de atendimento humanizado e presente.
Assim, as embarcações levam cidadania para as pessoas que vivem ainda muito distantes de municípios com agência do INSS ou mesmo acordo de cooperação técnica.
Cronograma INSS
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As datas estão definidas para o primeiro e segundo semestre, para Belém, Manaus, Santarém e Porto Velho.
PREVBarcos
O PREVBarcos existe há mais de 20 anos e oferece os mesmos atendimentos de uma agência fixa do INSS, concedendo benefícios tais como o auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (Benefício de Prestação Continuada – BPC) e salário maternidade.
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Agências do INSS fechadas
Seguindo as orientações da Portaria ME nº 9.763/2022, não haverá expediente nas unidades de atendimento do INSS nesta sexta-feira (9). Isso acontece por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022, contra a Croácia, ao meio-dia do horário de Brasília.
Assim, vale destacar que as agências estarão fechadas, mas os canais de atendimento remoto seguem disponíveis para o cidadão ao longo do dia.
Ainda mais, a central 135 também terá um funcionamento especial nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida, retornando 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.
A saber, por meio do atendimento eletrônico do 135, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter Informações de pagamento.
Já o ‘Meu INSS’ seguirá disponível tanto na internet quanto no aplicativo de celular.
Pela plataforma, é possível pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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