A pandemia do novo coronavírus teve um impacto negativo no balanço do segundo trimestre da Walt Disney Co. O fechamento dos parques e o cancelamento de filmes resultaram num prejuízo líquido de US$ 4,72 bilhões, ou US$ 2,61 por ação.
Em um cenário completamente diferente, há um ano atrás, a Disney havia registrado lucro líquido de US$ 1,43 bilhão e ganho de US$ 0,79 por ação.
Com o resultado do segundo trimestre de 2020, a receita da companhia caiu 42%, para US$ 11,78 bilhões, ante os US$ 20,25 bilhões registrados no mesmo período de 2019.
Disney na pandemia
A pandemia do novo coronavírus forçou o fechamento dos parques temáticos da Disney. A receita deste segmento caiu de US$ 6,58 bilhões no ano passado para US$ 983 milhões agora. Por outro lado, a empresa teve de manter a manutenção destes locais, que gerou um custo de US$ 4,95 bilhões no trimestre.
Além disso, a Disney teve que atrasar o lançamento e produção de filmes, como Mulan. Assim como teve queda de publicidade em seu segmento de mídia, que inclui o canal esportivo ESPN. A receita com os negócios de TV da Disney recuou 2% na comparação com 2019, saindo de US$ 6,71 bilhões para US$ 6,56 bilhões.
De acordo com a companhia, o resultado “reflete os impactos do coronavírus e da mudança contínua da distribuição de filmes e televisão e do licenciamento de canais para um modelo de negócios direto ao consumidor”.
Logo após a divulgação do prejuízo, as ações da Disney inicialmente caíram 2% durante o after market da bolsa dos Estados Unidos. Todavia, reverteram a queda para ganhos de mais de 4%, sendo negociadas a US$ 122.30 por ação às 18h10 no horário de Brasília.