Uma das principais datas comemorativas do ano está chegando e traz grandes oportunidades para os empreendedores que querem aumentar suas vendas: o Natal.
Enquanto os clientes buscam opções de presentes, os lojistas precisam criar estratégias para aproveitar ao máximo esta época e ter ótimos resultados.
A criatividade e o planejamento são indispensáveis para quem quer alavancar o seu negócio, por isso, separamos algumas dicas para você lucrar ainda mais com as vendas de Natal. Confira!
Pense sempre no seu cliente
Esta data comemorativa é marcada pelas confraternizações e troca de presentes, seja entre familiares, amigos, colegas ou namorados, então é preciso pensar ainda mais no cliente. Durante a época de Natal, muitos ficam indecisos e não sabem o que comprar ou qual é o presente ideal para determinada pessoa, por isso, ter em mente quem é o seu público, o que ele gosta e procura, é essencial.
Dessa forma, além de conseguir definir a estratégia de vendas, ainda irá auxiliar o seu cliente a escolher o produto ideal para presentear. Sendo assim, desde o início do planejamento, o foco deve ser no cliente.
Além disso, a maioria dos clientes acaba deixando as compras de Natal para a “última hora”, ficando preocupado com a falta de tempo e de ideias. O seu papel é saber ouvir para identificar formas de ajudar, tranquilizando e envolvendo as pessoas no clima natalino.
Planejamento é essencial para lucrar mais
Não só no Natal, como em todas as datas comemorativas, o planejamento é o diferencial para conseguir melhores resultados. É essencial que você esteja preparado para atender às demandas dos seus clientes.
Faça ações de vendas voltadas ao Natal, pense nos produtos que você vai vender e qual o seu público-alvo, estude o mercado e qualifique a sua equipe. Outras ações como ampliar o horário de funcionamento da sua loja, melhorar a segurança e aumentar a equipe com contratos temporários, auxiliam muito a não perder vendas nessa época do ano.
Utilize as redes sociais ao seu favor
Tenha uma estratégia de vendas e amplie a divulgação do seu negócio e produtos através das redes sociais. A internet é uma ótima plataforma para fazer a sua empresa ser lembrada, então esteja sempre presente no máximo de lugares possível.
Crie um cronograma de publicações, interaja com seus seguidores e utilize as ferramentas disponíveis para melhorar o seu engajamento, como enquetes no Instagram e caixinha de perguntas.
Detalhes como a utilização de um design temático para o Natal e produção de publicações que auxiliem o seu público podem ser um grande diferencial. Ainda, publique fotos e materiais de divulgação com qualidade, para despertar o interesse dos consumidores.
Ofereça mais opções para o seu cliente
Desde itens que complementam a venda até novidades para facilitar a escolha do consumidor, ter opções para o cliente é um diferencial.
Pensando em datas comemorativas, comercializar “vale-presentes” é uma boa ideia, ajudando os consumidores que não sabem o que escolher. Já para quem acredita que o presente precisa de um detalhe a mais, os cartões de Natal personalizados são uma ótima opção, tenha sempre opções disponíveis.
O carinho com o cliente deve ser visto desde a decoração da loja (ou uso de templates especiais na loja virtual) até a embalagem. Lembre de disponibilizar embalagens variadas com a temática da data comemorativa e encante os consumidores.
Promoções, sorteios e facilidades no pagamento
Dentro do planejamento para o Natal (e outras datas comemorativas), crie estratégias de vendas que contem com ações como promoções, sorteio de brindes, e melhores condições para oferecer descontos.
Ainda, outra ação que pode auxiliar no aumento das vendas é oferecer mais formas de pagamento, que junto com as estratégias de venda e atendimento, atraem os clientes.
Mantenha o seu estoque organizado
Por fim, ter um estoque organizado e controlado é muito importante e parte decisiva na hora de aumentar as vendas.
Além da necessidade de controlar o estoque para não perder vendas, outra opção é planejar promoções de “queima de estoque” com itens que estão parados, mas sempre deixando claro os limites de produtos.
Sendo assim, o setor de vendas e estoque devem manter sempre uma ótima comunicação.