Diante das inúmeras informações que são lançadas todos os dias a respeito do Bolsa Família, Vale Gás e outros benefícios, pode ser difícil acompanhar e ficar por dentro de todos os acontecimentos. Sendo assim, este artigo traz um resumo das principais notícias da semana para que você fique atualizado.
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Rodada de agosto do Bolsa Família
Nesta semana tivemos o início dos pagamentos de uma nova rodada do Bolsa Família. A saber, a programação mantém a regra habitual, ou seja, com o escalonamento pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS), nos últimos 10 dias úteis do mês.
Ainda mais, os repasses permanecem sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
- NIS de final 1 – 18 de agosto;
- NIS de final 2 – 21 de agosto;
- NIS de final 3 – 22 de agosto;
- NIS de final 4 – 23 de agosto;
- NIS de final 5 – 24 de agosto;
- NIS de final 6 – 25 de agosto;
- NIS de final 7 – 28 de agosto;
- NIS de final 8 – 29 de agosto;
- NIS de final 9 – 30 de agosto;
- NIS de final 0 – 31 de agosto.
Vale Gás em dobro
O Vale Gás Nacional, também conhecido como Auxílio Gás para os brasileiros, é um benefício que repassa uma quantia em dinheiro para ajudar as famílias em vulnerabilidade social na compra do gás de cozinha.
Para quem não acompanhou, a última rodada teve conclusão em junho. Dessa forma, como o pagamento do benefício acontece a cada 2 meses, um novo crédito acontece ao longo do mês de agosto, seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família.
A saber, o valor desta rodada é de R$ 108.
Trocar senha do Caixa Tem
Você pode alterar a sua senha do Caixa Tem no próprio aplicativo. É só digitar o seu CPF na tela de login, apertar “Próximo” e depois escolher a opção “Recuperar Senha”.
Na sequência, coloque novamente seu CPF e clique “Continuar”. Siga os passos indicados.
Você receberá um e-mail com link ou SMS com código para digitar no aplicativo e alterar a senha. Após a alteração, você deverá aguardar alguns minutos antes de acessar novamente o seu Caixa Tem.
4º lote de restituição do Imposto de Renda
O terceiro lote de restituição do IR (Imposto de Renda) teve o pagamento realizado no dia 31 de julho. Agora, já está confirmada a programação para os dois últimos lotes do ano. Acompanhe o calendário:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Fila de espera do Bolsa Família
A fila de espera do Bolsa Família, ou seja, o saldo de famílias habilitadas para o programa, mas que ainda não estão recebendo o benefício, chegou a quase meio milhão em agosto. A saber, os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação.
Assim, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), neste momento, existem 494.362 famílias que poderiam, mas não estão recebendo os valores do programa.
Cabe ressaltar que representa uma alta de 12% em relação ao mês de maio, por exemplo. Vale destacar que não é possível utilizar os dados de junho e julho porque ajustes que estão sendo feitos no programa causaram distorções no período.
Acompanhar status de pedido no INSS
O cidadão que solicita um serviço ou benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode acompanhar por conta própria o andamento de seu pedido. Assim, não é necessário contratar ou pedir ajuda a outras pessoas.
Pelo ‘Meu INSS’
- Acesse o ‘Meu INSS’ pelo site ou aplicativo para Android e iOS;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Informe o seu CPF e senha, e clique em “Entrar”;
- Vá em “Consultar Pedidos”;
- Localize o pedido e clique em “Detalhar”;
- Leia as mensagens constantes no processo para saber a situação e se há providências a tomar.
Pela Central Telefônica 135
Caso não tenha acesso à internet ou tenha dificuldade para entrar no ‘Meu INSS’, o cidadão pode ligar no telefone 135 para pedir que o atendente detalhe a situação do pedido.
Vale destacar que o INSS também se comunica ativamente com o segurado em algumas situações.
Então, se tiver informado o e-mail durante o pedido, ele será avisado por esse canal sempre que a situação do requerimento mudar.
Ainda mais, caso já tenha acessado o aplicativo ‘Meu INSS’ alguma vez, o segurado recebe notificações quando o pedido entra em exigência e quando é concluído.
Além disso, o INSS envia carta às pessoas que optam por não acompanhar o processo pelos canais remotos.