A agência de viagens online Agoda, focada na Ásia, está contando com um renascimento do turismo doméstico em partes da região para ajudá-la a resistir à pandemia do coronavírus, disse na segunda-feira seu principal executivo.
Tailândia, Vietnã e Taiwan estão entre os principais mercados onde a atividade turística doméstica está voltando, disse o executivo-chefe John Brown à imprensa especializada em uma entrevista, refletindo seu sucesso em conter os surtos.
Mercado doméstico
Com restrições de viagens internacionais em vigor para deter o contágio, a empresa está confiando em mercados domésticos para sua receita, como a Tailândia, onde as reservas locais aumentaram 20% em relação ao ano passado, disse ele.
A Tailândia proibiu em abril os voos comerciais e turistas estrangeiros, mas tem oferecido incentivos de viagem localmente para tentar preencher essa lacuna.
Sua ilha resort de Phuket começará a partir deste mês a receber um número limitado de visitantes de longa permanência de países considerados de baixo risco, que devem passar por uma quarentena.
A Tailândia registrou apenas 3.590 casos confirmados, com quase nenhuma transmissão local em meses. O Vietnã registrou pouco mais de 1.000 casos no total, após conter rapidamente um segundo surto em agosto.
“As pessoas que não podem ir ao exterior estão substituindo isso por reservas domésticas”, disse Brown, acrescentando que os viajantes estavam reservando hotéis de maior qualidade e viajando para novos lugares.
Antes da crise, as viagens domésticas representavam a metade das reservas da Agoda.
Pandemia
A pandemia, entretanto, é incomparável com outras crises e a empresa em maio cortou 1.500 empregos, deixando-a com 4.000 funcionários ao todo.
“Estamos em um tamanho enxuto neste momento e podemos sobreviver à tempestade indefinidamente”, disse ele, acrescentando que não foram previstos mais cortes.
Brown espera que as viagens retornem aos níveis pré-crise logo após a disponibilidade das vacinas contra o coronavírus, devido à demanda contraída, mas disse que as viagens de negócios podem não se recuperar tão rapidamente à medida que as empresas se familiarizam mais com as reuniões virtuais.
A Agoda, com sede em Singapura, fundada em Phuket em 2005, disse que sua vantagem sobre os rivais vem de suas relações com hotéis asiáticos e de sua participação no inventário da empresa-mãe, Booking Holdings.