Quando se fala de caxumba, automaticamente as pessoas já pensam no inchaço que essa doença provoca embaixo de queixo. Mas, além disso, você sabe quais os sintomas da caxumba e quais os perigos dessa doença? Caso sua resposta tenha sido negativa, não se preocupe, pois neste post você verá tudo o que precisa saber sobre essa doença.
A caxumba, também denominada papeira ou parotidite, é uma doença que possui um período de incubação que varia de 2 a 3 semanas. Uma de suas principais características é o inchaço das glândulas salivares que ficam próximas a região auricular, o que faz com que o rosto fique inchado – uma grande característica da caxumba, como mencionado no início do texto.
Quais os sintomas da caxumba?

Os primeiros sintomas dessa doença são: aumento da temperatura corporal (febre), calafrios, cefaleia, dores musculares, dor ao mastigar ou engolir, fraqueza e inchaço na região das glândulas salivares. Porém, em casos mais graves essa doença pode deixar o indivíduo surdo, uma vez que o inchaço ocorre na região próxima ao ouvido, pode causar meningite e, em casos muitos raros, levar à morte.
Além disso, em meninos que já tenham passado pela puberdade a caxumba pode deixar os testículos inflamados, inchados e doloridos. Nas meninas, esses problemas podem se desencadear na região dos ovários, levando, em casos mais graves, à esterilidade. Portanto, é necessário tratar dessa doença o quanto antes e seguir todas as orientações médicas.
Quais os perigos da caxumba?
Apesar de a caxumba também atingir indivíduos adultos, ela é muito comum entre as crianças e adolescentes em idade escolar. Ela tendo seu pico no período do inverno e começo da primavera. Como existe vacina contra o vírus da caxumba, o principal fator de risco é a falta de vacinação, no entanto, viagens para fora do país e baixa imunidade também se relacionam com a ocorrência do problema.
A situação é mais preocupante quando essa doença atinge meninos e meninas, pois, como mencionado anteriormente, ela pode descer para a região de testículos e ovários. Em se tratando da inflamação dos testículos, ela pode acometer apenas um ou os dois testículos, causando muita dor e, em casos raros, infertilidade. Além disso, o risco de que isso ocorra é maior entre as pessoas que não foram vacinadas. Pois, uma vez que entre os não vacinados a chance de complicações é de três em cada dez, nos vacinados esse valor cai para um caso em cada vinte.
Nas meninas a caxumba pode fazer com que o ovário inflame, o que é denominado ooforite. Além disso, pode haver também pancreatite e meningite viral e, raramente, surdez e encefalite.
Quanto tempo essa doença dura?
Em grande parte dos casos, o quadro clínico evolui de forma benigna e dura aproximadamente 14 dias. No entanto, é fundamental procurar ajuda médica para que o médico realize o diagnóstico e passe todas as orientações necessárias, uma vez que a caxumba pode atingir outros órgãos.
Como existe vacina contra a caxumba, veja se você já se vacinou. Caso não tenha se vacinado, procure o posto de saúde mais próximo e faça isso. Prevenir é sempre a melhor opção.