A produção de petróleo no Brasil encerrou julho com um recuo de 1% na comparação com o mesmo período de 2020. Pelo menos é o que aponta a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulgou as informações nesta segunda-feira (16).
De acordo com o levantamento, a produção de petróleo no país atingiu a marca de 3,04 milhões de barris por dia. Apesar da queda na comparação anual, esse foi o maior nível médio diário da produção nacional desde agosto de 2020, quando o Brasil produziu 3,08 milhões de bpd. Isso quer dizer que a produção nacional não registrava um volume tão expressivo assim há um ano.
Embora o país tenha produzido menos petróleo em julho deste ano do que no ano passado, o indicador cresceu na comparação mensal. Em resumo, a produção de petróleo ficou 4,9% maior que a observada em junho deste ano. Vale lembrar que a pandemia da Covid-19 afetou o setor no ano passado e continua impactando a produção neste ano.
Produção de gás natural bate recorde em julho
A ANP também informou o valor total da produção de gás natural no período. Em suma, o Brasil registrou 139,133 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em julho. Esse valor representa um salto de 6,75% na comparação com o mesmo período do ano passado e um avanço de 2,5% em relação a junho. Aliás, esse volume é recorde para julho, segundo a ANP.
Vale destacar que a Petrobras seguiu como a principal concessionária do país. A saber, a produção média de petróleo da estatal chegou a 2,23 milhões de bpd no mês passado, 2,85% menor que o volume de julho do ano passado. Já o gás natural totalizou 100,34 milhões de m³/d, alta de 0,4% em um ano.
Por fim, a Shell, que é atualmente a maior produtora privada de petróleo do Brasil, conseguiu alcançar a marca de 373,6 mil bpd em julho, contra 471.339 mil bpd no mês anterior, o que representa um recuo de 20,7%. Contudo, o volume cresceu 0,2% em um ano. Já a produção de petróleo somou 15,75 milhões de m³/d, crescimento de 4,8% em um ano.
Leia Mais: PIB do Japão cresce levemente no segundo trimestre