Hoje, vamos te apresentar 3 ideias de chás caseiros para tratar o enjoo de forma simples e natural. O enjoo, ou as náuseas, são efeitos comuns, decorrentes de alguma patologia, indisposição estomacal, ou por conta da digestão. Fato é que esta sensação traz muito desconforto. Então, veja aqui no Brasil123 como combatê-lo com chás naturais.
Por que sentimos enjoos?
Geralmente, a sensação de enjoo acontece por conta da motilidade intestinal, ou seja, pelos movimentos que o nosso sistema gástrico produz. De todo modo, o enjoo é uma sensação incrivelmente ruim e que requer um alívio rápido.
Às vezes, a sensação vem junto a uma pressão ou desconforto estomacal, seguida por uma salivação excessiva. Até, de fato, culminar na ânsia de colocar algo para fora. Assim, essa sensação pode ser reflexo de diversas causas, tais como:
- Enxaquecas
- Infecções do trato estomacal
- Baixa ingestão alimentar
- Ingestão excessiva de alimentos
- Presença de parasitas
- Refluxo gastroesofágico
- Pancreatites
- Hepatite
- Gravidez
- Labirintite
Conhecendo um pouco sobre as causas do enjoo, será mais fácil entender como tratar e o que procurar exatamente em uma consulta médica. Sendo assim, jamais deixe de consultar o seu médico caso tenha esse sintoma.
Como tratar o enjoo?
Não há como tratar apenas o enjoo, o ideal é que se busque o tratamento da causa do enjoo. No entanto, para aliviar este desconforto, temos 3 opções de chás para ajudar:
Chá de gengibre
Há alguns estudos que comprovam que o gengibre reduz o enjoo em viagens longas e em gestantes. Assim, a explicação está no fato de que ele atua no sistema nervoso central, relaxando o trato gastrointestinal e diminuindo as náuseas. Então, para esse chá, você precisará de 1 cm de pedaço da raiz e 1 litro de água. Ferva tudo por aproximadamente 7 minutos e sirva-o em temperatura ambiente.
Chá de boldo
Tanto o Boldo do Chile, vendido em folhas secas no país, quanto o Boldo brasileiro possuem características antiespasmódicas, reduzindo a acidez do estômago e facilitando a digestão, principalmente, de alimentos gordurosos. Então, para este chá, você precisará de 1 colher de folhas de boldo (tanto secas, quanto frescas) e 200 ml de água fervente. Coloque as folhas e tampe a infusão por 10 minutos, logo após, sirva o chá em temperatura ambiente.
Chá de cravo da Índia
O cravo da Índia possui uma substância chamada eugenol em sua composição que atua como um anti-inflamatório e analgésico. Sendo muito eficaz para aliviar os sintomas de úlceras e infecções estomacais, para fazer esse chá, você precisará de 10 cravos da Índia e 300 ml de água. Ferva o chá por 5 minutos e aguarde-o esfriar para servir.
Com essas dicas básicas, você poderá ter alívio mais rápido desse sintoma tão incômodo, mas lembre-se de que consultar um especialista é importante.
Sempre consulte um médico antes de fazer o uso destes chás, mesmo que sejam naturais. Além disso, redobre a atenção se você for gestante, pois tudo o que você consome influencia diretamente no seu bebê. Esperamos que você consiga se livrar dos enjoos.